Assista aqui a TV Escola

TV Escola - Assista ao Vivo

TV Escola - Canal da Educacação

1 de outubro de 2010

Valorizando a Tradição Gaúcha – o 20 de Setembro!

                                O que comemoramos no 20 de Setembro?

Em Setembro se comemora, em todo o Estado do Rio Grande do Sul, a Semana Farroupilha, em homenagem aos “gaúchos” que lutaram bravamente na Revolução Farroupilha (também conhecida como Guerra dos Farrapos ou Decênio Heróico).

Essa Revolução é considerada a mais longa das revoltas brasileiras, pois teve duração de dez anos (de 1835 até 1845), e teve início por questões de ordem econômica, que diferenciavam o Estado do Rio Grande do Sul do restante dos Estados do Brasil.

Em meio a essa Revolução nosso Estado chegou a tornar-se uma República, isto é, outro País. Um País totalmente independente do Brasil: a República Riograndense!

Contudo, eram muitas as dificuldades a vencer, para que o Rio Grande do Sul se mantivesse totalmente independente do Brasil, e muitas vidas haviam sido perdidas em dez anos de batalha.

Assim, a Revolução teve seu fim, em 1845, quando foram discutidas questões sobre um possível Tratado de Paz, que beneficiasse ambos os lados: o do Rio Grande do Sul e o do Brasil.

O Tratado de Paz foi assinado por Davi Canabarro representando os Farroupilhas e pelo Duque de Caxias representando os Imperialistas.

Nenhum comentário: