Assista aqui a TV Escola

TV Escola - Assista ao Vivo

TV Escola - Canal da Educacação

25 de setembro de 2010

Era uma vez...


Era uma vez uma Professora...

Ela era uma pessoa muito curiosa, dessas que querem "saber tudo sobre tudo"!

No Bairro onde ela morava, Bairro Azenha, havia muitas crianças, que adoravam ouvir as histórias que ela contava e aprender sobre vários assuntos diferentes.

Quanto mais histórias ela contava e quanto mais explicações ela dava, mais crianças iam aparecendo, até que um dia surgiu a idéia de criar uma sala só para ensinar e aprender.

Assim, por volta de 1932, surgiu a Aula Isolada Mista (primeiro nome da nossa Escola).

ISOLADA, porque era apenas uma sala, e MISTA, porque atendia meninos e meninas, já que, naquela época, o comum era que meninos e meninas frequentassem escolas diferentes.

Logo depois, seu nome foi modificado para Aulas Reunidas da Azenha, pois fora criada mais uma sala, já que o número de alunos havia chegado a sessenta.

Os anos foram passando: 1932, 1934, 1935...

E o número de alunos, cada vez mais, aumentando: 60, 70, 80...

E foi assim, que no dia 25 de Agosto de 1939, as Aulas Reunidas da Azenha receberam o nome oficial de Grupo Escolar Duque de Caxias, pois havia deixado de ser apenas uma sala ou duas, para se tornar um grupo.

E o tempo continuou passando: 1939, 1940, 1941, 1942...

O Grupo Escolar Duque de Caxias se manteve na Rua da Azenha (nº 1067), até o ano de 1968.

Nesse ano, um novo prédio foi construído pelo Governo do Estado, um prédio bem maior e mais bonito, mas numa outra rua: Rua General Caldwell, nº 1175, onde estamos até hoje!

Como você pode perceber, de lá para cá, aconteceram muitas mudanças na nossa Escola: mudanças de nome, de prédio, de rua, mudanças no número de alunos e turmas, no número de Disciplinas, de Professores, ufaaaa...

Quanta coisa, não é?

Bem...

Essa é a História da nossa Escola: Escola Estadual de Ensino Fundamental Duque de Caxias!

Uma História cheia de mudanças, mas bem legal da gente contar para quem não a conhece. Uma História que parece de "faz-de-conta", mas que é real!

Você também pode tentar contá-la, experimente!
E pode começar assim:

Era uma vez...


Uma homenagem da Rô (Biblioteca) em colaboração com a Professora Thamy, para todos os alunos que amam ler histórias ou História!

7 comentários:

ademir disse...

Oi tudo bem,fui aluno deste colégio na década de 70,foi a época melhor da minha adolescencia,a professora que eu mais gostava era a Eline,tive várias a Teresinha,Ailce,Marlene,a diretora Celina,mas o mais intressante,é que tinha uma lojinha perto da biblioteca que vendia materiais escolar,então ela dizia que quanto mais agente gastasse-mos no final do ano letivo nós ganhariamos bonus um certo prêmio em dinheiro,uma vez eu recebi r$ 3,75 não lembro quanto isto valia mas era muito legal.

ademir disse...

Eliane esse era o nome da minha professôra favorita,ela já faleceu há muitos anos,tinha tambem a Neide ou Zeneide era da limpeza,quando nós pediamos pra ir ao banheiro, eu e o meu irmão Ademar que é gemeos comigo,nós falava-mos assim pra ela quero ir quarto de banho,e então ela comessou nos arremedar com as pavras distorcidas,quero quati banho era um sarro tudo era legal naquela época,que saudades deste colégio.

ademir disse...

Breno,Roberto,Jorge abreu,a irmã dele a Sandra eles pareciam crentes,a bernadete,o Vasco,a Rosangela,João Bernado,o Batista,o Leo e luiz gutavo(toquinho)o interessante tambem,é nós morava-mos perto do colégio todos nós eramos visinhos do prédio,eu morava na 20 de setembro e osa outro colégas em volta do colégio as vezes quase sempre nos encontramos na Azenha,atuamente moro na Azenha eos demais colégas tambem ainda em volta do bairro.

ademir disse...

Breno,Roberto,Jorge abreu,a irmã dele a Sandra eles pareciam crentes,a bernadete,o Vasco,a Rosangela,João Bernado,o Batista,o Leo e luiz gutavo(toquinho)o interessante tambem,é nós morava-mos perto do colégio todos nós eramos visinhos do prédio,eu morava na 20 de setembro e osa outro colégas em volta do colégio as vezes quase sempre nos encontramos na Azenha,atuamente moro na Azenha eos demais colégas tambem ainda em volta do bairro.

ademir disse...

Agora me lembro da secretária da minha época a dona Meneses e é ela quem vinha com aquele sino barulhento,pra acabar com o recreio tinha uma coisa peculiar,naquela época os meninos brincavam separados das meninas era rigido o sistema e todos usavam o uniforme,tinha lá uma professôra de outra série que chamava de tapa póquem não tinha ganhava um usado e materiais escolares,pra estudar rudo era gratuito,não se pagava nada era muito bom.

ademir disse...

Numa bela manhã de novembro,tivemos aula de música na época era uma professôra já era uma senhora,ela falava das nota musucais ai então eu levei um disco compacto do Paul Maccartney,poia eu era Beatlemaniaco,olha o nome da musica My Love, quando ela ouviu ela se sentiu maravilhada pois ela nunca tinha ouvido essa canção,tambem podéra era um lançamento eu sei que eu fiquei tambem contente de ela ,ter gostado muito legal mesmo.Até pessoal

Ana Crancio disse...

Ademir
A secretaria que batia a sineta, era a professora Menelvina, e não Menezes. Era minha mãe e tinha um orgulho danado de ser "duquesa". Quando o novo Duque foi inaugurado o prefeito na epoca era o Celio Marques Fernandes. Teve cachorro quente e "grapette" para todos Eu entreguei para o prefeito flores. A professora de música se chamava D. Luzia, um encanto de professora, super querida. Aprendiamos todos os hinos com ela sentada ao piano. Saudade!!